"A BOA EDUCAÇÃO NA WEB, NÃO VAI PARAR."

Há algum tempo, circulou por email pela internet que um site muito importante do Ministério da Educação iria sair do ar por motivo de pouco acesso. Eu mesmo, me deparei com uma mensagem desse tipo, quando estava lendo e pesquisando assuntos afins.
Se você ler, ou receber alguma mensagem desse tipo, ignore-a. Trata-se do site Domínio Público do Ministério da Educação ( www.dominiopublico.gov.br ).
O diretor de Infraestrutura em Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação à Distância do MEC, José guilherme Moreira Ribeiro ( dados de 2009 ), garantiu na época, que o site, que reúne milhares de obras de literatura de reprodução gratuita, seria mantido. Uma notícia ótima para aqueles que gostam de ler bons livros "de uma sentada", o site foi totalmente reformulado, organizado, facilitando a consulta e o acesso à informação.
O objetivo do MEC foi modernizar o site para facilitar a consulta, e torná-lo interativo com o usuário, como blogs, fóruns de discussão e chats.
E isto tudo já é uma realidade que vem acontecendo desde outubro/novembro de 2009.
Se você não conhece o Domínio Público, dê uma navegada por lá para conferir, você vai se surpreender. Poderá fazer consultas e download gratuito de quase 130 mil obras de autores, como Machado de Assis, Fernando Pessoa e Shakespeare, acessar documentos e um banco de dados de dissertações de mestrado e teses de doutorado.


O acervo não é só texto, mas imagens, vídeos e sons, com todos os hinos nacionais.
Segundo o diretor José guilherme, há mais de 800 mil acessos por mês, a intenção do MEC não era acabar com o site, mas melhorá-lo cada vez mais. Com a reformulação e a interatividade com o usuário, este pode sanar todas as dúvidas diretamente no portal.
E a meta do MEC, é ampliar o acervo em 3.000 obras por mês, fazendo parcerias com Instituições e Universidades. Que excelente notícia para os leitores inveterados, que amam a boa leitura!.

Meta - 3 mil obras - É o que o MEC pretende disponibilizar de publicações por mês, no site.
Acessos - Mais de 17 milhões de acessos ao site desde o seu lançamento, em 2004, 60 mil no primeiro mês de funcionamento da página, 800 mil, número médio de acessos por mês que o portal registra atualmente.
Dante Alighieri e Shakespeare, são os mais acessados.
Dentre as obras mais buscadas pelos internautas desde a fundação do site em 2004, estão destacados autores clássicos universais e brasileiros, um poeta famoso português e uma escritora gaúcha.
Em número de acessos destacam-se as obras literárias: A Divina Comédia de Dante, Poemas de Fernando Pessoa, A Comédia dos Erros, Willian Shakespeare, A Borboleta Azul, Lenira Almeida Heck, Romeu e Julieta, Shakespeare, e Mensagem, Fernando Pessoa.

Ranking - Os cinco livros mais acessados no Domínio Público: 
  1. A Divina Comédia, Dante Alighieri - 923.772
  2. Poemas de Fernando Pessoa, 328.538
  3. A Comédia dos Erros, Willian Shakespeare - 288.742
  4. A Borboleta Azul, Lenira Almeida Heck - 260.295
  5. Romeu e Julieta, Shakespeare - 251.749.
Diante do que foi exposto, vamos concluir, afirmando que em uma plena e real democracia, a cidadânia se faz presente quando o cidadão consciente, cumpre com os seus deveres para ser merecedor dos seus direitos. Somos cidadãos de fato e em verdade, dignos e merecedores dos nossos sagrados direitos.
Caro leitor, agora que você, já tem conhecimento deste tesouro literário e gratuito à sua disposição, não perca mais tempo, usufrua dos seus direitos, e boa leitura!
Felicidades e Até a Próxima!
                                             
 

 

Nenhum comentário: